Substituição das Juntas do Motor do Corsa

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Ocorrência

EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS

Elevador e Torquímetro.

 

FERRAMENTAS ESPECIAIS

Dispositivo para soltar o engate rápido da linha de combustível;

Dispositivo para remoção e colocação do sensor de oxigênio;

Dispositivo para apoio do motor;

Chave para travar a polia do motor.

 

DESMONTAGEM

1) Posicione o veículo no elevador;

2) Despressurize a linha de alimentação de combustível;

3) Desconecte o cabo negativo da bateria.

 

Atenção: Este procedimento deve ser executado com o motor em temperatura ambiente.

 

4) Posicione um recipiente adequado embaixo do radiador para recolher o líquido de arrefecimento e remova a tampa do reservatório de expansão do líquido de arrefecimento e a braçadeira da mangueira inferior do radiador.

5) Solte as braçadeiras de fixação do duto de ar e de fixação da mangueira de ventilação positiva e remova da tampa de válvulas.

6) Desconecte o duto de ar com o ressonador do suporte de fixação.

 

Atenção: Para remover o ressonador puxe-o para cima pela parte central para uma melhor distribuição de forças. A não observação deste procedimento poderá causar danos irreparáveis aos pinos de fixação do ressonador.

 

7) Solte o parafuso de fixação do suporte do conjunto do filtro de ar.

8) Remova o conjunto do filtro de ar, desencaixando do coxim inferior e do duto de ar dianteiro.

9) Retire a mangueira de alimentação de combustível, utilizando a ferramenta especial.

10) Desconecte a mangueira do servo-freio e a mangueira do sistema de partida a frio do corpo de borboleta eletrônico.

11) Solte a mangueira da válvula de purga do canister e remova o conector do chicote elétrico da válvula de purga do canister.

12) Retire os cabos de velas.

13) Libere o conector do chicote elétrico do sensor de oxigênio e retire o sensor de oxigênio utilizando a ferramenta especial.

14) Solte os parafusos de fixação do defletor de calor do coletor de escapamento/catalisador e remova o defletor de calor.

15) Solte as porcas de fixação do coletor de escapamento/catalisador.

16) Libere as braçadeiras de fixação das mangueiras do líquido de arrefecimento do suporte do ressonador.

17) Remova as mangueiras do líquido de arrefecimento do suporte do ressonador.

18) Solte os parafusos de fixação da tampa de válvulas e remova a tampa.

19) Libere e remova o conector do chicote elétrico do corpo de borboleta.

20) Solte a mangueira da válvula de purga do canister.

21) Desaperte os parafusos de fixação do suporte do ressonador e as porcas de fixação do suporte do ressonador.

22) Remova o suporte do ressonador do motor.

23) Libere os parafusos de fixação do protetor de cárter e remova o protetor de cárter.

24) Retire a correia de acionamento dos acessórios.

25) Instale a ferramenta especial no quadro da suspensão para apoiar o motor.

26) Instale a ferramenta especial na polia da árvore de manivelas para travá-la, encaixando-a em suas janelas ou orifícios.

 

Atenção: De preferência, instale a ferramenta especial nos orifícios da polia para um melhor assentamento da ferramenta e remoção do parafuso.

 

27) Solte o parafuso de fixação da polia da árvore de manivelas e remova a polia manualmente, juntamente com o parafuso e arruela de encosto.

28) Retire a polia intermediária da correia de acessórios.

29) Solte os parafusos de fixação das coberturas anterior superior e inferior da correia dentada e retire as coberturas.

30) Solte as porcas de fixação do tubo dianteiro do escapamento e os parafusos de fixação do conjunto coletor de escapamento/catalisador do suporte inferior.

31) Libere os parafusos de fixação do coletor de admissão nos suportes inferiores.

32) Remova o conector do chicote elétrico ao sensor de pressão de óleo e do sensor de detonação.

33) Retire o coletor de escapamento/catalisador.

 

Procedimentos de preparação

Antes da remoção da correia dentada, verifique os alinhamentos das marcas da engrenagem da árvore de comando de válvulas com a marca existente na cobertura posterior da correia dentada e também as marcas da engrenagem da árvore de manivelas com a marca na aba da carcaça da bomba de óleo no tempo de combustão do 1º cilindro.

Caso estes alinhamentos não correspondam, corrija-os girando a engrenagem da árvore de comando de válvulas. A seguir, faça uma marca com tinta no sentido de giro da correia dentada (em caso de reutilização), para que na montagem seja instalada no mesmo sentido de giro.

 

34) Retire a correia dentada, conforme os procedimentos a seguir:

a. Primeiramente afrouxe o parafuso de fixação do tensionado;

b. Gire no sentido horário para aliviar a tensão na correia, permitindo assim a sua remoção.

35) Desaperte os parafusos de fixação do suporte do coxim direito do motor e abaixe um pouco o motor na ferramenta especial, o necessário para remover a correia dentada.

36) Remova o conector do chicote elétrico do sensor de rotação e solte os parafusos de fixação do alternador, retirando-o.

37) Solte os parafusos de fixação do suporte do alternador e remova-o também.

38) Desaperte o parafuso de fixação da engrenagem da árvore de comando de válvulas, travando a árvore de comando com uma chave adequada.

39) Retire a engrenagem da árvore de comando de válvulas manualmente.

40) Solte os parafusos de fixação superior da cobertura posterior da correia dentada.

41) Solte os parafusos de fixação do corpo de aceleração eletrônico e remova-o.

42) Desconecte os conectores do chicote elétrico dos bicos injetores de combustível.

43) Libere o conector do chicote elétrico do sensor MAP e o tubo distribuidor de combustível com injetores.

44) Remova a mangueira de respiro do motor da carcaça do comando de válvulas, soltando sua braçadeira com um alicate adequado.

45) Retire a braçadeira de fixação da mangueira de respiro do motor da mangueira do respiro.

 

DICA - Desloque a mangueira do respiro para baixo do coletor de admissão para facilitar a remoção do cabeçote.

 

46) Desconecte do chicote elétrico os conectores da bobina de ignição e do sensor de temperatura do motor.

47) Desloque o chicote do motor para o lado de modo que não interfira na remoção do cabeçote.

48) Solte a mangueira superior do radiador.

49) Solte os parafusos de fixação do cabeçote na sequência correta, afrouxando-os primeiro 1/4 de volta, depois 1/2 volta e, em seguida, removendo-os.

50) Retire a carcaça da árvore de comando de válvulas, os balancins e ajustadores hidráulicos e, por fim, o cabeçote com coletor de admissão.

51) Retire a junta do cabeçote.

 

DICA – Não misture os balancins e os ajustadores hidráulicos, para que posteriormente na montagem, sejam instalados na mesma posição.

 

LIMPEZA

1) Faça a limpeza de todo o cabeçote, removendo resíduos na junta, depósitos de carvão, etc.

2) Limpe a superfície do bloco e cabeça dos êmbolos, tomando cuidado para não deixar entrar impurezas nas galerias de água e óleo do bloco.

 

MONTAGEM

1) Instale a nova junta do cabeçote no bloco do motor.

2) Reinstale o cabeçote com coletor de admissão no bloco do motor.

3) Recoloque os ajustadores hidráulicos e balancins, lubrificando-os com pasta de bissulfeto de molibdênio.

4) A plique um cordão de massa de vedação na superfície de assentamento da carcaça da árvore de comando de válvulas.

5) Instale a carcaça da árvore de comando de válvulas.

6) Coloque os novos parafusos de fixação no cabeçote e aperte os parafusos de fixação do cabeçote na sequência indicada com 25 N.m (18,4 lbf.pé) + 60o + 60o+ 60o+ 10o.

7) Recoloque os componentes removidos na desmontagem observando os torques especificados.

 

DICA - Para obter os torques de cada parafuso ou componente, acesse o portal Reparador Chevrolet - Reparo de Veículos. Lá estão disponíveis os manuais de reparação deste e de outros modelos da marca. www.reparadorchevrolet.com.br/reparo-de-veiculos/




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